Iimagine que você será um guia turístico de um grupo que fará uma viagem de ônibus. Se você tivesse oportunidade de sobrevoar toda a estrada por onde conduzirá o grupo antes de iniciarem a jornada, você o faria? Por quê? Por que não? Que vantagens você teria sobrevoando primeiro a área?
“Suponhamos que vocês tenham de guiar um grupo
numa viagem de ônibus pelo continente. Parte da
preparação consiste em sobrevoar rapidamente a rota
para ter uma idéia do que os espera na jornada.
Enquanto sobrevoam rapidamente, vocês têm uma
visão panorâmica do continente e podem ver a grande
extensão que existe de cada lado. Embora não vejam
muitos detalhes, podem ter uma idéia do curso que irão
seguir, o que não teria sido possível se não tivessem
sobrevoado a rota. Vocês voltam com uma noção do
que encontrarão pela frente, quando seguirem o mesmo
caminho por terra. Agora vocês têm uma perspectiva.”
[Élder Boyd K. Packer, Our Father’s Plan (1984), p. 4.]
Em nossa aula, de hoje, nós estudantes teremos uma visão geral da história da Igreja, o que nos dará uma perspectiva do que iremos estudar durante o ano, da mesma forma que uma viagem aérea poderia dar-lhes uma idéia da viagem que fariam de ônibus.
Eis um resumo:
A Grande Apostasia e a História da Igreja
A Grande Apostasia (cerca de 100–1820 d. C.)
Quando Jesus Cristo veio na carne, Ele cumpriu a lei de Moisés e estabeleceu Sua Igreja. (Ver 3 Néfi 15:2–9; 18:5.) Depois de Sua morte e Ressurreição, o Senhor continuou a liderar Sua Igreja por intermédio dos Apóstolos. (Ver Mateus 10:1–4; Efésios 2:20.) Os Apóstolos possuíam as chaves do sacerdócio necessárias para dar continuidade ao trabalho do Senhor. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 1–3.)
A perseguição movida contra os seguidores de Cristo persistiu após Sua morte e Ressurreição. O imperador romano Nero, que governou de 54 a 68 d. C., intensificou essa perseguição, diminuindo o progresso do trabalho do Senhor. Surgiram falsos mestres, e muitos membros da Igreja perderam a fé. Por fim, os Apóstolos foram mortos, e o sacerdócio e a Igreja de Jesus Cristo foram tirados da Terra, resultando na Grande Apostasia. (Ver II Tessalonicenses 2:1–3; I Timóteo 4:1–3; História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 3–6.)
Alguns ensinamentos do evangelho foram preservados de forma incompleta durante a Idade Média e o Renascimento. Sem a autoridade do sacerdócio, os líderes religiosos e os crentes podiam apenas tentar fazer o melhor com a Luz de Cristo e esses fragmentos da verdade para guiá-los. Aqueles que exerciam crenças diferentes das determinadas pelas religiões aceitas pelo governo da época freqüentemente sofriam perseguição. Não existia verdadeira liberdade religiosa. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 6–9.)
Após a viagem de Colombo para as Américas, muitos europeus que migraram para lá o fizeram em busca de liberdade religiosa. A Carta de Direitos foi adotada como parte da Constituição dos Estados Unidos, em 15 de dezembro de 1791. O primeiro artigo dessa lei proclamava o direito de as pessoas praticarem a religião de acordo com suas crenças e desejos. Embora ainda houvesse períodos de perseguição, esse documento proporcionou a base da liberdade religiosa sob a qual a Igreja de Cristo poderia ser restabelecida. Apenas quatorze anos depois, em 23 de dezembro de 1805, em Sharon, Vermont, no nordeste dos Estados Unidos, nasceu o Profeta Joseph Smith. (Ver D&C 101:77–80; Joseph Smith—História 1:1–5; História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 9–27.)
Nova York (1820–1831)
Em 1816, a família de Joseph Smith mudou-se para Palmyra, Nova York. Quando jovem, Joseph desejava saber qual igreja era a verdadeira. Ele passou muito tempo pensando e estudando as religiões, e freqüentando as reuniões das diversas igrejas, conforme o tempo permitia. Na primavera de 1820, a busca de Joseph pela verdade levou-o a um bosque para orar. Em resposta à sua oração, Deus, o Pai, e Seu Filho Jesus Cristo apareceram a ele. A mensagem de Cristo a Joseph foi que a verdadeira Igreja não se encontrava mais na Terra. (Ver Joseph Smith—História 1:5–10, 15–20; História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 29–36.)
Em 22 de setembro de 1823, um anjo chamado Morôni apareceu a Joseph e disse-lhe que Deus tinha uma grande obra para ele realizar. (Ver Joseph Smith—História 1:30–43.) Quatro anos depois, em 1827, Morôni entregou a Joseph as placas de ouro das quais Joseph traduziu o Livro de Mórmon. Em abril de 1830, Joseph tinha recebido o sacerdócio de João Batista, e Pedro, Tiago e João (ver Mateus 10:1–4; Joseph Smith—História 1:68–73), publicado o Livro de Mórmon e organizado a Igreja de Jesus Cristo (ver D&C 20:1). Nessa época, Joseph iniciou sua tradução inspirada da Bíblia. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 37–66, 117–119.)
Ohio (1831–1838)
Em fevereiro de 1831, a Igreja mudou-se para Kirtland, Ohio.
Kirtland continuou sendo o centro da Igreja até 1838, período em que o Senhor revelou muitas verdades referentes à doutrina e organização da Igreja. (Ver por exemplo D&C 42.) Mais seções de Doutrina e Convênios foram reveladas em Ohio do que em qualquer outro lugar. (Ver a Ordem Cronológica do Conteúdo.) O trabalho da Tradução de Joseph Smith estava quase todo terminado em 2 de julho de 1833. Em 1835, o Quórum dos Doze Apóstolos foi organizado, e Doutrina e Convênios foi publicado.
O primeiro templo foi construído e dedicado em Kirtland, em 1836. Importantes chaves do sacerdócio foram restauradas ao Profeta no Templo de Kirtland, conforme registrado em Doutrina e Convênios 110. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 89–126, 153–168.)
Missouri (1831–1838)
Em 1831, o Senhor revelou que a cidade de Sião seria construída em Independence, condado de Jackson, Missouri. (Ver D&C 57:1–3.) Muitos membros da Igreja mudaram-se de Kirtland para Independence a fim de estabelecer Sião. Tanto Ohio quanto Missouri tornaram-se locais de coligação dos santos. No entanto, aumentaram as tensões e conflitos entre os antigos moradores não mórmons do condado de Jackson e os novos colonos mórmons. A perseguição contra os santos tornou-se tão intensa que eles acabaram sendo forçados a deixar o condado de Jackson.
A maioria dos santos de Missouri acabou restabelecendo-se ao norte, nos condados de Caldwell e Daviess, e fundando as cidades de Far West e Adão–ondi–Amã. Seguindo um mandamento do Senhor, Joseph Smith liderou uma milícia armada conhecida como o Acampamento de Sião de Ohio até Missouri para ajudar os santos carentes e, se possível, restituir-lhes as terras perdidas. Embora não tenham reconquistado as terras, o Acampamento de Sião serviu como valioso treinamento.
Quando o Quórum dos Doze Apóstolos e dos Setenta foram organizados, a grande maioria dos que foram chamados eram exintegrantes do Acampamento de Sião. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 106–111, 127–152, 181–192.)
Ao mesmo tempo em que os santos de Missouri sofriam essas perseguições, muitos membros da Igreja em Ohio estavam caindo em apostasia. As intrigas contra o Profeta Joseph Smith logo se transformaram em perseguição. A apostasia tornou-se tão difundida, que até vários dos Apóstolos perderam a confiança em Joseph Smith e deixaram de apoiá-lo, embora alguns viessem a arrepender-se mais tarde. A perseguição aumentou até que os santos fiéis de Kirtland foram obrigados a partir, mudando-se então para o Missouri. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 169–180.)
Pouco depois de os santos de Missouri terem-se mudado para Far West, as perseguições iniciadas no condado de Jackson ampliaram-se para outras regiões do estado de Missouri. O governador de Missouri decidiu acreditar nos falsos relatos sobre os mórmons e ordenou à milícia que os expulsasse do estado. Seguiram-se confrontos armados. Alguns membros foram mortos e muitos foram humilhados, espancados, roubados e expulsos de sua casa no inverno de 1838–1839. Alguns líderes da Igreja foram aprisionados, inclusive Joseph e Hyrum Smith e Sidney Rigdon, a Primeira Presidência completa. Essa foi uma das épocas mais tristes da história da Igreja. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 193–210.)
Illinois (1839–1840)
O povo de Illinois recebeu os santos desamparados com compaixão, oferecendo-lhes alimento, roupas e outros artigos necessários. O Profeta Joseph Smith juntou-se aos santos em Quincy, Illinois, em 22 de abril de 1839, depois de passar quase cinco meses na cadeia de Liberty. Joseph foi a Washington, D. C., e encontrou-se com Martin Van Buren, presidente dos Estados Unidos, para pedir justiça pelas atrocidades cometidas contra os santos em Missouri. No entanto, o presidente temia as conseqüências políticas de prestar auxílio à impopular causa dos mórmons e recusou-se a ajudá-los. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 219–222.)
Antes de o Profeta ir a Washington, os santos compraram um pântano infestado de mosquitos em Commerce, Illinois. Depois de drenarem a terra, começaram a construir a cidade de Nauvoo.
Durante o período em que os santos moraram em Nauvoo, os Doze Apóstolos foram enviados para ensinar o evangelho na Inglaterra. O Élder Orson Hyde, um dos Doze, recebeu a missão especial de dedicar a Terra Santa para o retorno dos judeus.
Também nesse período, Joseph Smith apresentou o batismo pelos mortos e a investidura, e ordenou a construção do Templo de Nauvoo. Joseph organizou a Sociedade de Socorro, publicou o Livro de Abraão e registrou a seção 132 de Doutrina e Convênios.
(Nessa seção, o Senhor revelou os princípios do casamento eterno e ordenou alguns homens da Igreja a terem mais de uma esposa. Mais tarde, o Senhor ordenou aos homens da Igreja que tivessem uma única esposa. O casamento eterno nos templos espalhados por todo o mundo, continua ao alcance dos santos dignos.)
Milhares de conversos filiaram-se à Igreja e imigraram para Nauvoo. Por algum tempo, a população e a economia de Nauvoo chegaram a rivalizar-se com as de Chicago. Com cerca de 15.000 pessoas vivendo em Nauvoo e arredores, o condado de Hancock tornou-se um dos mais populosos do estado. Essa foi uma das épocas mais felizes do início da história da Igreja. Mas à medida que os santos prosperavam e aumentavam seu poder político, o medo, a inveja e os maus sentimentos a seu respeito por parte de seus vizinhos de Illinois começaram a crescer. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 211–266.)
O Profeta Joseph escreveu cartas aos candidatos à presidência dos Estados Unidos para pedir que fizessem o possível para ajudar os santos a recuperarem suas perdas em Missouri. Nenhum deles ofereceu o tipo de ajuda que a Igreja desejava receber, de modo que em janeiro de 1844 Joseph foi nomeado pelos membros da Igreja como candidato à presidência. Ele publicou um panfleto e organizou os portadores do sacerdócio para que pregassem o evangelho e fizessem campanha por ele. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 269–270.)
E como aconteceu muitas vezes na vida de Joseph, os inimigos da Igreja atacaram o Profeta, levantando falsas acusações e conseguindo mandatos de prisão contra ele sob falso testemunho.
A oposição contra os santos cresceu em Illinois, e o Profeta era periodicamente forçado a exilar-se para fugir à perseguição. Em junho de 1844, o Profeta Joseph, como prefeito de Nauvoo, e o conselho municipal reuniram-se para discutir a questão de uma publicação antimórmon que caluniava cidadãos da cidade e que poderia incitar mais atos de violência contra os santos por parte do populacho. Quando ordenaram a destruição da prensa como órgão prejudicial ao público, o governador de Illinois ordenou que o Profeta Joseph fosse levado para Carthage, Illinois, para julgamento.
O governador prometeu proteção, mas conforme registrado em Doutrina e Convênios 135:1–7, o Profeta Joseph e seu irmão Hyrum foram assassinados por uma multidão enraivecida em Carthage. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 266–285.)
Depois de chorar a morte de Joseph e Hyrum, muitos membros se perguntaram quem iria dirigir a Igreja. Em 8 de agosto de 1844, a Igreja realizou uma reunião pública sobre essa questão. Sidney Rigdon falou, dizendo que ele deveria ser o novo líder da Igreja Brigham Young também falou, e durante seu discurso o Senhor enviou uma manifestação espiritual aos santos. Muitas pessoas da congregação viram Brigham Young transfigurar-se, de modo a parecer-se com o Profeta Joseph na voz, modo de agir e aparência. A grande maioria dos santos aceitou a liderança de Brigham. Ele dirigiu a Igreja nos três anos seguintes como Presidente do Quórum dos Doze antes de ser apoiado e ordenado Presidente da Igreja, em dezembro de 1847. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 286–296, 334–336.)
Sob a liderança do Presidente Brigham Young, a Igreja continuou a crescer em Nauvoo, a despeito da crescente perseguição. Os quóruns dos setentas foram ampliados, mais missionários foram chamados, e em dezembro de 1845, os membros da Igreja começaram a receber suas investiduras no Templo de Nauvoo.
Apenas duas semanas depois, em fevereiro de 1846, os santos começaram a partir de Nauvoo, rumo a Iowa, a caminho das Montanhas Rochosas. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 297–307.)
Winter Quarters (1846–1847)
Durante o inverno e a primavera de 1846, os santos atravessaram o estado de Iowa, estabelecendo acampamentos como Garden Grove, Mount Pisgah e Council Bluffs. Nesses lugares, os primeiros grupos de santos construíam pequenas cabanas de madeira, plantavam e seguiam adiante. Mais tarde, outros grupos de santos em migração usavam essas casas, faziam a colheita das plantações, plantavam novamente e seguiam adiante. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 308–321.)
Em julho de 1846, o governo dos Estados Unidos solicitou 500 voluntários mórmons para lutarem na Guerra dos Estados Unidos contra o México. Para muitos membros da Igreja, isso seria um grande sacrifício, pois tinham acabado de ser expulsos para fora da fronteira dos Estados Unidos. Brigham Young disse aos santos que, embora isso afastasse os homens de suas famílias, também provaria a lealdade dos santos e proveria dinheiro e roupas para ajudar no êxodo. O Batalhão Mórmon marchou para a Califórnia, que distava mais de 3.300 quilômetros (2.000 milhas), sendo esta considerada a mais longa marcha militar da história dos Estados Unidos, mas sem ter que lutar na guerra. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 315–316, 322–326.) Os santos passaram o inverno de 1846–1847 preparando-se para a jornada para o oeste num acampamento em Nebraska ao qual deram o nome de Winter Quarters. Foram construídos carroções, reuniram-se alimentos e compraram-se cavalos e bois. Cento e quarenta e três homens, três mulheres e duas crianças compunham o primeiro grupo designado a fazer a jornada pioneira até as Montanhas Rochosas. Esse grupo incluía mecânicos, condutores de parelhas, caçadores, ferreiros e representantes de muitas outras profissões. Depois de viajarem três meses e 1.600 quilômetros (mil milhas) por território inexplorado, a companhia de pioneiros de Brigham Young chegou ao vale do Lago Salgado em 24 de julho de 1847. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 329–333.)
Utah (1847–Presente)
Os pioneiros começaram imediatamente a semear as plantações e construir uma cidade. Apenas três dias após a chegada, Brigham Young designou o local para a construção do templo. Ao todo, onze companhias de santos, além de um grupo de membros do Mississipi e alguns soldados do Batalhão Mórmon, chegaram ao vale em 1847, num total 2.095 pessoas. Geadas, secas e grilos que devoravam as colheitas tornaram a sobrevivência difícil no vale do Lago Salgado. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 328–329, 333–334, 337–351.)
Entre 1847 e 1857, Brigham Young estabeleceu mais de 100 colônias no oeste das Montanhas Rochosas. Muitas se concentravam numa linha que seguia para sudoeste, de Salt Lake City a San Bernardino, Califórnia, para criar um caminho seguro para a imigração procedente do Pacífico. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 361–367.)
Os santos reuniram-se em Utah, provenientes da Europa, do Pacífico e do leste dos Estados Unidos. Em 1856, o Presidente Young decidiu reduzir os custos de viagem fazendo com que os emigrantes puxassem seus pertences em carrinhos de mão em vez de viajarem dentro ou ao lado de carroções puxados por parelhas de bois. Dez companhias de carrinhos de mão compostas por quase 3.000 pessoas chegaram ao vale do Lago Salgado entre 1856 e 1860. A maioria fez a viagem sem incidentes graves. No entanto, em 1856, as companhias Willie e Martin partiram tarde e foram surpreendidas por nevascas prematuras que resultaram em enormes perdas. Mais de 200 pessoas dessas companhias morreram de inanição, cansaço e frio, provavelmente mais do que em qualquer outro grupo de emigrantes da história dos Estados Unidos. Os santos continuaram a fazer a jornada através das planícies em carrinhos de mão ou comboios de carroções até 1869, quando a ferrovia transcontinental foi concluída. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 326–328, 356–361, 388–395.)
A Igreja enfrentou problemas durante esse período devido a notícias falsas divulgadas no leste dos Estados Unidos pelos jornais e por apóstatas. Outros problemas incluíram a ameaça de uma invasão pelo exército dos Estados Unidos e as dificuldades gerais de se estabelecer comunidades num ambiente inóspito.
(Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 368–391.) Em 1867, o Presidente Brigham Young chamou Eliza R. Snow para restabelecer a Sociedade de Socorro. Naquele ano, também foi organizado o programa da Escola Dominical, a Escola dos Profetas foi reorganizada e o Tabernáculo da Praça do Templo foi concluído em Salt Lake City. O precursor do programa das Moças foi fundado em 1869, seguindo-se em 1875 pelo precursor do programa dos Rapazes. A Primária foi organizada em 1878. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 392–415.)
O templo de St. George Utah foi dedicado em 1877, o primeiro no oeste. Os santos puderam receber suas investiduras na Casa de Investiduras, em Salt Lake City, a partir de 1855, mas as primeiras investiduras pelos mortos foram realizadas em St. George. Nos anos que se seguiram, foram construídos templos em Logan, Utah (1884); Manti, Utah (1888); e Salt Lake City (1893). A Igreja fundou a Sociedade Genealógica de Utah nesse período, e o trabalho pelos mortos aumentou. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 415–417, 435–437, 444–450.)
Em 29 de agosto de 1877, o Presidente Brigham Young faleceu, tendo servido como líder da Igreja por mais de trinta e três anos, mais tempo do que qualquer outro profeta desta dispensação. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 419–421). John Taylor foi apoiado como o Presidente seguinte da Igreja e serviu até seu falecimento em 1887. Essa década da Igreja foi marcada por grande perseguição. Instigado em parte por uma campanha anti-mórmon dos meios de comunicação que enfocava o casamento plural, o congresso dos Estados Unidos promulgou uma série de leis tornando ilegal o casamento plural. Mais de mil santos, a maioria homens, mas também algumas mulheres, foram presos, e muitos outros, inclusive os líderes da Igreja, foram forçados a fugir para o exílio. Em 1889, Wilford Woodruff foi apoiado como o quarto Presidente da Igreja. Um ano depois, em 1890, o Senhor rescindiu a prática do casamento plural. (Ver Declaração Oficial 1; História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 422–442.)
Expansão da Igreja no Mundo Inteiro (1890–Presente)
A partir da década de 1890, os líderes da Igreja passaram a incentivar os santos a permanecerem em sua terra natal e edificarem a Igreja. Essa política foi reenfatizada em 1906, quando o Presidente Joseph F. Smith se tornou o primeiro profeta a visitar a Europa. A Igreja estabeleceu colônias no México em 1885 e no Canadá em 1887. Em 1901, Heber J. Grant abriu o Japão para o trabalho missionário. Em 1920, o Élder David O. McKay, que na época era membro do Quórum dos Doze, fez uma viagem por todo o mundo para ter melhor compreensão das condições em que viviam os membros em todo o mundo. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 422, 460–462, 489–491, 499–502.)
No início do século XX, os santos beneficiaram-se com o crescimento da tolerância nos Estados Unidos. Sob a liderança do Presidente Joseph F. Smith (1901–1918), a Igreja deu nova ênfase à educação. O Presidente Smith deu o exemplo, e juntamente com outros como os Élderes James E. Talmage e John A. Widtsoe, publicou obras que ajudaram os santos a compreenderem melhor as doutrinas do reino. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 486–494.) Essa ênfase resultou no estabelecimento do primeiro programa de seminário released-time, junto à escola Granite High School, na região de Salt Lake City, em 1912. O primeiro instituto de religião foi iniciado em Moscow, Idaho, em 1926. O programa matutino do seminário teve início em 1950, e o programa de estudo do lar do seminário começou em 1966. (Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 495–508, 550, 557–561.)
A Igreja atingiu seu primeiro milhão de membros em 1947, quandoGeorge Albert Smith era Presidente.
Durante a presidência de David O. McKay (1951–1970) novos templos foram construídos pela primeira vez fora dos Estados Unidos e Canadá. Em 1975, para atender às necessidades de expansão da Igreja, o Presidente Spencer W. Kimball (1973–1985) organizou o Primeiro Quórum dos Setenta como o terceiro quórum governante da Igreja. Em 1976, duas revelações (que mais tarde se tornaram as seções 137 e 138) foram apoiadas pela Igreja e acrescentadas à Pérola de Grande Valor. Em 1978, o Presidente Kimball recebeu a revelação de que todos os homens dignos da Igreja poderiam receber o sacerdócio, independentemente de raça ou cor. (Ver Declaração Oficial 2.)
Em 1979, a Igreja publicou uma nova edição em inglês da Bíblia com novos e úteis auxílios didáticos. Dois anos depois, a Igreja publicou uma nova edição em inglês da combinação tríplice, com auxílios semelhantes. Nessa época, as seções 137 e 138 foram mudadas da Pérola de Grande Valor para Doutrina e Convênios.
(Ver História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pp. 493, 588–589.)
Edições semelhantes foram então publicadas em outras línguas.
Quando o Presidente Kimball faleceu em 1985, o Livro de Mórmon tinha sido traduzido para mais de setenta línguas. Em 1989, quando o Presidente Ezra Taft Benson era o profeta, o número de membros da Igreja chegou aos sete milhões. Para acompanhar esse crescimento, foi organizado o Segundo Quórum dos Setenta. (Ver Conference Report, abril de 1989, p. 22; ou Ensign, maio de 1989, p. 17.) Durante a presidência de Gordon B. Hinckley (1995) a Igreja recebeu mais atenção positiva dos meios de comunicação do que em qualquer outra época de sua história. Em 1997, o Presidente Hinckley anunciou que vários templos menores seriam construídos em todo o mundo. (Ver Conference Report, outubro de 1997, pp. 68–69; ou Ensign, novembro de 1997, pp. 49–50.)
A mensagem da Restauração é que o Senhor trouxe Seu sacerdócio e Sua Igreja de volta à Terra por meio do Profeta Joseph Smith.
Esse poder do sacerdócio foi passado de profeta a profeta e ainda se encontra na Terra atualmente. A Igreja continuará a crescer até que o evangelho “tenha penetrado em cada continente, visitado cada clima, varrido cada país e soado em cada ouvido, até que os propósitos de Deus sejam cumpridos e o Grande Jeová diga que o trabalho está terminado”. (History of the Church, 4:540.)
Alguns Importantes Princípios do Evangelho a Serem abordados durante a lição:
• O conhecimento do passado da Igreja pode ajudar a preparar-nos
para a direção que a Igreja tomará no futuro.
• Conhecer nosso lugar na história ajuda-nos a cumprir nosso
papel como membros de AIgreja de Jesus Cristo dos Santos dos
Últimos Dias.
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